Como qualquer outro canal de marketing, o SMM exige avaliação da eficácia das ações. Para isso, são utilizados KPIs, que permitem obter uma visão completa do projeto. Os indicadores de rastreamento não apenas determinarão a eficácia do trabalho da equipe em determinadas áreas, mas também demonstrarão os resultados obtidos ao cliente.
Principais KPIs de SMM que vale a pena rastrear
A análise oferece um número tão grande lista de telefones celulares da brother de métricas que escolher as mais necessárias às vezes pode ser difícil até mesmo para um especialista. Por isso, vale a pena selecionar os mais importantes, focando nas especificidades do projeto e na sua promoção. Abaixo estão as métricas que especialistas experientes em SMM recomendam.
1. Número de assinantes
Uma das métricas mais comuns no Teoria e prática de aplicação nos negócios campo SMM. Este é um indicador básico, já que a principal tarefa do gestor é o crescimento da comunidade. Depende de fatores como a qualidade do conteúdo oferecido, geolocalização, segmentação clara do público-alvo, um USP bem formulado, etc.
O número de assinantes pode ser facilmente aumentado, mas as consequências negativas disso não demorarão a aparecer. Se você tem alguma suspeita, vale a pena estudar os perfis dos assinantes. Informações sobre eles podem ser comparadas com informações sobre seu público-alvo e os bots podem ser identificados.
Várias redes sociais oferecem a capacidade de rastrear os caminhos de aquisição de assinantes. Por exemplo, no Facebook você pode contar usuários que chegaram organicamente, sem publicidade, mas por meio de pesquisas, postagens de convidados, recomendações, etc. Se o público for grande, isso indica que você oferece conteúdo útil e que os assinantes estão interessados na marca.
2. Alcance do público
Essa métrica mostra quantos usuários Diretório de negócios da Bélgica estão em seu público social real e quantos usuários suas postagens podem alcançar. O alcance do público inclui os seguintes indicadores:
- crescimento da audiência – o número de usuários que se inscreveram e cancelaram a inscrição durante um determinado período de tempo (divida o número de novos assinantes pelo número total);
- posição de busca (lugar ocupado pelo anúncio quando uma solicitação é feita);
- menções à marca ou ao nome da empresa durante o período do relatório;
- número de assinantes ;
- alcance da publicação (número de usuários aos quais a página foi exibida);
- impressões possíveis (o número de usuários que poderiam ter visto a publicação);
- porcentagem de audiência (quem vê as publicações de uma marca em comparação com as postagens de um concorrente);
- disposição do público (a proporção de avaliações positivas e negativas em relação ao número total de menções);
- número de visualizações do vídeo , se houver.
Simplificando, essa métrica mostra quantas pessoas interagiram com as postagens de uma página pelo menos uma vez. Isso pode ser alcance geral ou alcance de postagens específicas. E vale considerar que as redes sociais sempre levam em consideração apenas usuários únicos.
O alcance também é caracterizado dependendo dos canais de tráfego – orgânico (depende do número de assinantes e da frequência das publicações), pago (obtido por meio de publicidade) e viral (usuários que não são assinantes da página, mas viram o conteúdo graças a republicações).